sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Filme gastronômico

Meu interesse sobre gastronomia - que sempre existiu só que agora tá na fase intensa, digamos assim - tem me levado a ler sobre o assunto, como por exemplo o livro "Cozinha confidencial", do chef americano Anthony Bourdain, sobre sua carreira politicamente incorreta.

Também por esses olhos atentos ao assunto, nesses dias tirei da locadora o filme "Julie & Julia" (EUA, 2009, dir. Nora Ephron), que conta a história de uma frustrada americana que trabalha com sinistros de 11 de setembro. Julie Powel encontra em Julia Child, uma secretária que se tornou referência na gastronomia americana dos anos 1950 ao escrever um livro de receitas francesas para americanas sem empregadas, um desafio para a vida: se propõe a fazer todas as quinhentas e tantas receitas do livro em 365 dias, para isso valendo-se de um blog que acaba por se tornar visitadíssimo.

O filme é baseado em fatos reais, a partir do livro publiado por Julie Powell! Julia Child, uma mulher enorme de fala infantil é vivida no filme com maestria por Meryl Streep. Basta olhar no youtube os vídeos da Julia verdadeira para ver a perfeição com que Meryl interpreta o personagem.

Os pratos são apenas o pano de fundo da história, muito bem contada com cortes de tempo que revelam a similaridade entre as duas, embora não apenas cerca de 50 anos as distanciem! Gostei do filme porque não é fantasioso: algo real, como aliás é a própria vida. O fim não se desenvolve para os desenlaces bonitinhos de Hollywood, e isso pra mim em termos de cinema vale ouro!

Dá até vontade de cozinhar diariamente, mas para quem? E o custo disso?

Tô precisando arranjar um emprego de cozinheiro...

Um comentário:

blog da Paraguassu disse...

É uma pena que aqui em casa não há vaga para cozinheiro. Teu pai a preenche com muita categoria mas, mesmo assim, gostaria de ter um chef com formação em cursos do tipo que tu fazes! Diga-nos quando será a entrega do canudo e lá estaremos para prestigiá-lo.
Bjs. a todos,
Maria e Tasso.

Pesquisar este blog

Powered By Blogger