quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Quinta é dia para falar de cinema...

Sugestão de vídeo: Antes que o Diabo Saiba que Você Está Morto (Before the Devil Knows You're Dead) - EUA, 2007 - Direção: Sidney Lumet - com Philip Seymour Hoffman , Ethan Hawke , Albert Finney , e Marisa Tomei - instigante thriller dirigido pelo eternizado Sidney Lumet, protagonizado por um dos melhores atores produzidos por Hollywood nos últimos anos - Hoffman. Marisa Tomei, aos 43 anos, está simplesmente divina. O suspense gira em torno de Andy Hanson (Hoffman), executivo viciado em drogas e que enfrenta problemas de auditoria em sua empresa, que convence seu irmão Hanke (Ethan Hawke) a assaltar a joalheria de seus pais. O  que parecia um plano perfeito torna-se um pesadelo e contar mais é estragar o suspense. Vale a pena mesmo! Disponível em vídeo!

Patrick Swayze, eternizado como o Sam de Ghost, havia finalizado Pwoder Blue quando faleceu em 14 de setembro deste ano. O filme foi lançado nos EUA agora no dia 24. Ainda filmou 13 episódios do seriado “The Beast”, vivendo um veterano agente do FBI, que foi ao ar entre janeiro e abril de 2009, sendo cancelado nos EUA.

O fato me fez pensar outros atores que faleceram antes ou logo após o lançamento de seu último filme. Em pesquisa inicial em outros blogs e no site imdb.com (indispensável para quem gosta de cinema), onde conferi datas, dados e outras curiosidades, relacionei os seguintes:

Rick Aviles – O Willie Lopez, assassino de Sam em Ghost, faleceu em 17 de março de 1995, antes do lançamento de seu último filme “Waterworld”, ocorrido em 25 de julho do mesmo ano. Dependente de heroína, foi vitimado pelo vírus HIV.

Heather O'Rourke - a garotinha de Poltergeist (1982) faleceu em 1º de fevereiro de 1988, em decorrência de uma inflamação crônica no intestino, aos 12 anos, seis meses antes do lançamento de Poltergeist III, ocorrido em 10 de Junho do mesmo ano.

Dominique Dunne, irmã do também ator Griffin Dunne, que viveu a filha adolescente de Craig T. Nelson em Poltergeist, lançado nos EUA em 4 de junho de 1982. Quatro meses após, morreu em 4 de novembro de 1982, assassinada por seu ex-namorado John Thomas Sweeney, dezenove dias antes de seu 23º aniversário.

Heath Ledger: O Coringa no filme “Batman - O Cavalheiro das Trevas” ganhou diversas opiniões. Ele morreu em 2008, meses antes do filme ser lançado nos cinemas.

Aaliyah: Morreu em um acidente de avião em Bahamas, em 25 de agosto 2001, antes do lançamento de “A Rainha dos Malditos” (baseado na obra de Anna Rice, de “Entrevista com o Vampiro”), em 10 de maio de 2002..

Phil Hartman: O ator, dublador de Troy McLure e Lionel Hutz em “Os Simpsons” foi baleado e morto por sua esposa, Brynn Hartman, que se suicidou logo após, em 29 de maio de 1998, dois meses antes do lançamento do filme “Pequenos Guerreiros”.

Chris Farley: O homem gordinho e engraçado morreu de overdose de droga em 18 de dezembro de 1997. Seu último filme, “Os Quase Heróis”, foi lançado em 29 de maio de 1998. Há um outro filme, “Dirty Work”, em que seu nome não aparece nos créditos, também lançado em 1988.

Tupac Shakur: O rapper, 25 anos, foi morto em 13 de setembro de 1996 em um tiroteio após ter completado dois filmes, “Na Contra-mão” e “As Duas Faces da Lei”. Ambos foram lançados no ano seguinte.

John Candy: O comediante morreu em 4 de março de 1994 enquanto gravava o filme “Dois contra o Oeste”, lançado em 26 de agosto do mesmo ano. Outro filme, “Canadian Bacon”, de Michael Moore, foi lançado após a sua morte, em 22 de setembro de 1995.. Candy fez o filme por obrigações contratuais e, embora tivesse parado de fumar e estivesse se esforçando para perder peso, teve um ataque cardíaco fulminante. A saída foi reescrever o roteiro tentando evitar ao máximo suas aparições e, quando não havia saída, usava-se um ator parecido com o comediante gorducho

River Phoenix: Morreu em 31 de outubro de 1993 após se envolver com drogas e sofrer de insuficiência cardíaca quatro meses antes de seu filme sair, “O Espírito do Silêncio”, lançado em 1º de fevereiro de 1994.

Natalie Wood: A jovem atriz de “Amor Sublime Amor” se afogou , em 1981, pouco antes de estrear em seu trailer de ficção científica “Brainstorm”.

Bruce Lee: A estrela das artes marciais morreu aos 32 anos, em 1973, por conta de um edema cerebral, um mês antes do lançamento do seu último filme, “Operação Dragão”.

Brandon Lee: O filho de Bruce Lee, numa impressionante coincidência, morreu em 1993 em um acidente no set de gravação de “O Corvo” apenas oito dias antes da filmagem ser concluída.

Spencer Tracy: aos 67 anos, o famoso ator de “O Julgamento de Nurenberg” faleceu vítima de ataque cardíaco em 10 de junho de 1967, logo após completar a “Guess Who’s Coming”, lançado em 12 de dezembro do mesmo ano.

Marylin Monroe: Morreu em 1962 antes de estrear “Something’s Got to Give.”

Clark Gable: Morreu de ataque cardíaco com 59 anos antes do lançamento do filme “Os Desajustados”, em 1960.

James Dean: “Juventude Transviada” foi lançado um mês depois de Dean, 24 anos, morrer em um acidente de carro em 1955.

Jean Harlow: Harlow tinha apenas 26 anos quando morreu de uma doença renal, um mês antes do seu filme “Saratoga” ser lançado, em 1937.

Bela Lugosi: famoso Drácula de Bram Stocker, faleceu em 1956, logo após o lançamento de “A Torre dos Monstros” (“The Black Sleep”). Chegou a iniciar as filmagens do trash “Plano 9 do Espaço Sideral”, que foi lançado somente em 1959. O diretor Ed Wood resolveu pegar cenas que já tinha dele e completar sua participação com um dublê maior e mais jovem que o ator - bem ao estilo dos filmes de baixo orçamento

Jean Harlow: Em Saratoga, não faltava muito para terminar as filmagens em que contracena com Clark Gable, quando repentinamente a musa loira foi acometida por uma infecção renal e morreu no dia 7 de junho de 1937. A saída foi arrumar uma dublê e privilegiar enquadramentos mais abertos. O filme foi lançado em 23 de julho de 1937 Ironicamente, esse é tido como um dos melhores filmes de Jean Harlow

Oliver Reed: Faleceu durante as filmagens de “Gladiador”, em 2 de maio de 1999, após um pileque em um pub na ilha de Malta, onde o filme foi rodado. Como faltavam apenas três cenas, o diretor Ridley Scott apostou na tecnologia, recriando digitalmente o rosto do ator e o colocando no corpo de um dublê. O filme foi lançado em 1º de maio de 2000.

Tyrone Power em “Salomão e a Rainha de Sabá” de1959, Ty, como era chamado por amigos, vinha de uma longa família de artistas. Sua morte foi uma coincidência cruel. Morreu durante uma luta representativa com o ator George Sanders, de ataque cardíaco fulminante. Igual ao seu pai.

Massimo Troise, que viveu Mario Ruoppolo em O Carteiro e o Poeta, lançado em 14 June 1995, faleceu vítima de ataque cardíaco em 4 de junho de 1994, um ano antes do lançamento do filme. Segundo consta do site www.imdb.com, Mario interrompeu tratamento para as filmagens e faleceu 12 horas após a conclusão das filmagens!

Robert Judd, o papel do diabo (Legba/Scratch) em Encruzilhada (The Crossroad), de 1986, em que Ralph Macchio com a ajuda de um velho bluesman (Joe Sêneca) vai ao Missisipi fazer um acordo com o capeta. Judd, que colecionava apenas algumas participações na tevê nos anos 1970, faleceu em 20 de janeiro de 1986. O fime foi lançado nos EUA em março daquele ano.

A lista certamente não termina aqui, pois evidente que todo ator morto quando ainda estava em atividade tivesse algum filme em conclusão ou recém-concluído, portanto conto com a colaboração de meus (raros) leitores para dar seguimento à pesquisa!

Um comentário:

My Favorite Things disse...

Bravo, cinéfilo! Tentei pescar algum erro e não achei nenhum.

Pesquisar este blog

Powered By Blogger