quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Não estamos sós!

Leio no saite da Zero Hora algo sobre as comemorações dos 40 anos da internet! Como assim, quarenta anos? O tempo passou e não me dei conta? Fiquei congelado por fatos que me são alheios? Fui abduzido por alienígenas e voltei 26 anos depois? O que exatamente está se passando?

Vou a fundo na matéria, o que para os dias modernosos significa clicar no link que vai me explicar tudo. E pá-pum, tá lá a explicação bem mais sensata que creogenias e E.T's sequestradores: em setembro de 1969, pela primeira vez (que se tem notícia), dois computadores da UCLA (Universidade de Los Angeles) trocam informações, ainda que sem sentido. Seria o primeiro teste de computadores em rede - algo mais "intra" que "inter", mas ao que tudo indica as comemorações dos quarenta anos remonta aos primórdios do engatinhar da rede.

Até onde me lembro, a internet chegou ao Brasil em 1995. Recordo também de um conhecido que tinha internet - discada, lembram? Eu, nem computador - fui comprar meu primeiro em 1997! E inclusive não funcionou, porque ele não conseguiu acesso ao computador remoto. Assim a internet passou como algo meio que distante por alguns anos, ao menos para mim:em 1997/8 trabalhei em uma empresa que não se comunicava pela internet, a troca de dados era feita no final do dia através de conexão por telefone, e tínhamos que parar tudo para transferir os dados!

Pelo que me recordo, meu primeiro e-mail fiz em 1999, aquele do zipmail, meio sem saber o que fazer com aquilo. Fui ter acesso à internet, em casa, somente lá por agosto de 2000, sempre discada. A banda larga somente chegou a mim em 2005.

Não sou parâmetro para nada, pois não fui pioneiro nessas coisas - tampouco o atrasado retrógrado. Fiquei ali no meio termo onde, dizem, está a virtude.

Leio ainda que a conexão entre diferentes redes, o que se configura como aquilo que conhecemos como inter-net, só se deu em 1983 - eu tinha 13 anos, e computador para mim eram aquelas máquinas enormes que o Prof. Ludovico derrotava, para desespero dos gênios locais! Mas lá estava a comunicação entre redes distintas!

Depois vieram avanços, como criação do Yahoo!, que foi o primeiro saite de buscas no mundo. Isso foi em 1992, o Google só viria em 1998. A banda larga, segundo noticia-se, data de 2000. Em 2004 surgiu o orkut - minha adesão ao programa deu-se ainda naquele ano -, o Youtube em 2005 e o Twitter em 2006. Ao final, segundo essa linha do tempo, hoje são 64,5 milhões de brasileiros conectados à internet.

De fato, não estamos sós!

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog

Powered By Blogger