quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Uma valsa, uma canção e George

Em "Uma Valsa para Bashir", o israelense Ari Folman produz um documentário a partir de impressões pessais de memórias de guerra, recuperando fragmentos perdidos de sua lembrança da época em que lutou por Israel na Guerra do Líbano dos anos 1980, através de entrevistas com seus velhos colegas de guerra.

O inusitado de tudo isto está no fato de que "Uma Valsa para Bashir"´trata-se de uma animação psicodélica que lembra as do filme "The Wall". Impressionante a imagem de um homem navegando no ventre de uma mulher tal qual estivesse a bordo de um golfinho.

A animação foi aclamada e premiada em Cannes. Intensa, a história mexe a fundo episódios de guerra, relatando aquilo que não quer ser dito.

"Uma Valsa para Bashir" é lançamento em DVD, e recomendo MESMO esse filme. Vale a pena.

***

Um outro filme que me faz lembrar o título é "Uma canção para Carla" ("Carla's Song", EUA, 1996). Robert Carlyle ("Transpotting") vive George Lennox, um frustrado motorista de ônibus em Glasgow, Escócia. Conhece Carla, uma refugiada Nicaraguense e, com ela retorna à Nicarágua conhecendo os meandros da guerra civil que assola aquele país. Fotografia belíssima, trilha sonora de acordo e uma bela Oyanka Cabezas (atriz nicaraguense que ficou neste único filme) que vive a personagem título.

***

E para terminar com as dicas de DVD de hoje, um outro filme dos anos 1990, francês desta vez: "O Oitavo Dia". Produção conjunta da Bélgica/França/Reino Unido, "Le Huitième jour", de 1996, conta a história de um homem (Daniel Auteuil, "The Closet"), que se encontra com George, portador da síndrome de Down (Pascal Duquenne) , e vai a fundo na convivência da sua realidade.

Um filme pungente, triste, mas verdadeiro e muito bem contado! A cena de amor do personagem George com a namorada de escola é tocante. E o final, bem amigos, como diria o Galvão Bueno, é de arrepiar. Assisti a todo o filme firme.

A sequência final derruba qualquer muralha!

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog

Powered By Blogger