quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Tá reservado

Um dos tantos males da humanidade é a falta de educação das pessoas. Pelo menos sob a ótica da educação de outras pessoas, ou ao menos daquilo que o bom senso diga que são os bons modos.

E uma das situações em que muita gente demonstra sua total descortesia se dá em eventos do porte de formaturas e espetáculos diversos sem lugar marcado.

A menos que se chegue muito cedo e o local se encontra com zilhares de lugares disponíveis, em geral quando chegamos a um espetáculo ou formatura encontramos aquelas fileiras de cadeiras com bolsas, pastas, celulares, chaves, enfim qualquer objeto em cima. Tenta sentar numa dessas poltronas e ouvirás: "Tá reservado!"

Como assim, "tá reservado"? A casa trabalha com reservas? Estamos falando de idosos protegidos pelo Estatuto do Idoso? Pessoas portadoras de deficiência? Não. Em geral elegem um mico na família para chegar mais cedo e guardar lugar para toda trupe, dando direito a pessoas tão iguais o direito de chegar no espetáculo meio segundo antes de começar, que seu lugar vip estará garantido!

Ora, o que dá a essa pessoa o direito de ver assegurado seu local em detrimento de outras que chegaram ao local muito antes dela? Na minha hipótese imaginária, o camarada que quer arranjar confusão, ao se deparar com o aviso "tá reservado", simplesmente, tira os objetos que demarcam a poltrona e senta, dando de ombros à tentativa de reservar. Com o canto do olho e o ouvido a postos, ouvirá a pessoa falar ao celular "o problema é que um animal sentou no lugar que EU reservei".

A má educação é justamente de quem "reservou" o lugar e o animal é o cara que chegou em horário aprazível e só deseja sentar para assistir ao espetáculo? E se contar o episódio para os amigos depois ainda vai ser chamado de mala, chato: "custava sentar em outro lugar?"


Esse é outro dos males da humanidade: quem quer fazer as coisas direito é taxado de mala!

Um comentário:

Karen disse...

Muito desagradável, mas educação e respeito ao próximo estão cada vez vez mais distantes nesse mundo, ao ponto de qndo alguém nos faz uma gentileza nos surpreende. Muito bom Rodrigo!!!

Pesquisar este blog

Powered By Blogger